Arrumar ou organizar… Qual a diferença?

Arrumar

Muitas pessoas pensam que arrumar e organizar é a mesma coisa, mero engano…

Quando arrumamos, nós simplesmente estamos tirando o que nos incomoda, o problema de um lugar e transferindo para outro. É juntar tudo num canto só ou colocar tudo na gaveta e deixar por lá… aí quando você abre, está aquela confusão…

Organizar é resolver o problema. É encontrar o lugar correto para o objeto que esta espalhado, jogado, amontoado pela casa, é encontrar uma forma que fique de fácil acesso para quando precisar.

Ao chegar em casa, dê uma olhada  em todo os ambientes, e veja o que está fora do lugar. Chave, celular, mochila, correspondência… verifique tudo, mas tudo mesmo que está fora de lugar (mesmo que não tenha um lugar certo ainda).

Verifique se tem lugar para os objetos que encontrou. Se tem, porque estes ainda estão fora do lugar? Se não tem, chegou a hora de estabelecer o lugar correto.

Chaves e correspondências devem ficar mais próximas da porta principal, pois logo que chegamos já procuramos um lugar para deixar as chaves, e a correspondência fica mais fácil para o destinatário ver que chegou e pegar a sua.

Todos os dias tire 15 minutos para fazer uma pequena triagem pela casa, vai perceber que consegue tirar uma sacolinha de lixo fácil fácil…

Estes são os primeiros passos para manter o ambiente organizado. Fazendo a triagem dos objetos, selecionando cada um e dando o destino certo. Os locais devem ser comunicados a todos os moradores da casa, e se cada um contribuir um pouquinho será muito mais fácil manter a ordem.

Entendeu agora a diferença?

Bjs… J.