Viagem de férias! Como fazer as malas…

Oi gente…arrumandoasmalas

chegou o momento tão esperado: as férias de fim de ano!  Quem não gosta desta época? Ainda mais se juntar Natal, Ano Novo, viagem… não tem mistura melhor! Eu adoooooroooo…

Por isso este post hoje vai ser um pouquinho maior, vou ensinar a vocês como eu faço a minha mala, vou passar algumas dicas, que aprendi com o tempo, pois mala é uma coisa complicada, a gente viaja e está exposto a mudança de tempo e não ter o que vestir, coisas assim. Coloquei dicas nas fotos que vocês vão poder imprimir e usar como um guia rápido em casa.

Para dar uma ideia do que levar na mala, tirei do livro Chiquérrimo de Glória Kalil o que ela sugere para 15 dias de viagem. Neste caso a mesma mala que serve para o Rio de Janeiro serve para Nova York, ela só acrescenta a roupa de praia, veja a lista:

lista mala de verão GK

Vamos então fazer uma montagem adaptando para o Rio de Janeiro… pois quem vai usar terninho durante as férias no verão do Rio, não é mesmo?

Uma dúvida comum é como fazer com as calças: é impossível no verão ficar usando muita calça, então sugiro 1 jeans, e 2 outras mais leves, de tecido, mais arrumadas para idas a restaurantes finos, ou a teatro, compromissos em que precise estar bem vestida.

O mais importante é saber fazer o fundo da mala: onde tem o ferro é melhor fazer rolinhos (apesar de ser uma técnica que não gosto) com tudo aquilo que a gente tem que levar por precaução, como casaquinhos se caso o tempo virar.

organizando mala 1Feito o fundo com as peças que pretende-se usar pouco, a gente vai completar de dividindo a mala de um lado tudo que for mais social, mais arrumado, mais noite, e do outro o que for para qualquer hora, roupas do dia-a-dia.

organizando mala 2Do lado esquerdo da foto foi completado então com camisas de seda, camisas e batas. O segredo aqui é como dobrar as roupas. Perceba que usei o máximo da largura da mala para dobrar as mangas para trás e a parte mais baixa das blusas para não ficarem com marcas no meio do corpo. O outro lado ainda não foi colocado nada, está com as roupas do fundo.

organizando mala 3Do lado social, agora entram os vestidos, de malha, pois os de tecido vão na mão em embalagens feitas para viagem, como as de terno (as boas grifes hoje investiram neste “mimo” para as clientes). Do outro lado, perceba que já comecei a colocar as roupas mais leves que pretendo usar no dia-a-dia.

organizando mala 4Por cima dos vestidos vamos distribuir as roupas íntimas (embaladas separadas, pois ninguém quer correr o risco de ter que abrir a mala no aeroporto e dar de cara com elas…), as roupas de praia, e se quiser necessérie com maquiagem, coisas pequenas, pois tem espaço. Do outro lado, já tinha tudo que precisava então coloquei 3 sapatos sem salto, bem confortáveis, e que dá para usar um dia inteiro.

organizando mala 5Agora fechamos o zíper interno e aproveitamos os bolsões, para cintos e chinelos. Coloquei um sapato salto antes de fechar a parte social um que combina com tudo que escolhi.

organizando mala 6

 

Bom, depois de fechada, das fotos feitas, ainda deu tempo de repensar o que estava na mala e,… acabei trocando algumas coisas. Por isso a melhor dica é: Separe tudo que pretende levar pelo menos 3 dias antes, pode ter certeza que pelo menos 40% do que escolheu você vai tirar, evitando excesso de bagagem, ainda mais porque não tem uma mulher que não volta com uma comprinha a mais na mala…

Foi o que fiz, acabei tirando roupas da parte social, e acrescentei roupas leves, pois sei que no Rio a maior parte do tempo é quente e úmida, a noite pode dar uma esfriadinha, mas coloquei 2 casaquinhos “coringa”, que combinam com tudo que vou levar.

Outra particularidade é que detesto tirar tudo da mala pendurar e depois ter que fazer outra mala para ir embora. Então desta forma que faço minha mala fica organizada o tempo todo.

O que fazer com a roupa suja? Leve uma mala menor de naylon, ou uma sacola grande de loja e quando tirar já coloque a roupa dobrada como se fosse limpa. Outra forma é separar num cantinho e quando for embora, junte toda a roupa limpa numa parte e a roupa suja coloque em sacola plástica do outro.

A lista da Glorinha Kalil serve para dar uma ideia, mas tudo depende dos passeios que tem programado, cada um tem um perfil, é só enquadrar o seu na lista dela, e boa viagem…

bjks… J.